MATERNIDADE, e agora?
- Deborah Frasson
- 1 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024

Quando nos tornamos mãe, imaginamos muitas coisas e escutamos muitas outras. A maternidade nos leva para uma experiência única, desafiadora, nos tira da zona de conforto e percebemos que mergulhamos no desconhecido. Não há fórmula mágica, direção certa ou errada. No caminho para atender tantas demandas e expectativas esquecemos de nós mesmas, cobranças em demasia , solidão, culpa e sobrecarga mental e física, a lista é longa.
Por vezes, muitas mulheres experienciam a maternidade como um caminho inicialmente de realização. Outras, no entanto, sentem um vazio emocional gigantesco, há uma necessidade de ser amparada e amada, uma confusão interna de não dar conta de tanto amor e desprezo ao mesmo tempo. Em meio a este turbilhão de sentimentos, é importante estabelecer um ambiente seguro e estável, embora seja desafiador, é possível!
É necessário pausar, nos permitir sermos cuidadas, estarmos entre outras mulheres, compartilharmos umas com as outras, dividirmos as angústias e experiências sem medo de julgamentos. Ser honesta consigo. Perceber que não estamos sozinhas, que sim precisamos reformular e ressignificar preconceitos sociais sobre a maternidade e a importância de pedir ajuda.
